Existe uma parte nova no corpo humano, ops, existe uma parte que sempre estava ali, mas só agora foi descoberta. É a Dua’s layer, ou camada de Dua.
Trata-se de uma camada ocular que fica atrás da córnea, tem apenas 15 micrômetros (um milionésimo de metro) de espessura e foi descoberta pelo professor de oftalmologia Harminder Dua, da Universidade de Nottingham.
Até então os cientistas só tinham conhecimento sobre cinco camadas, e a equipe descobriu a sexta ao injetar bolhas de ar na córnea – procedimento usado em casos de cirurgia.
Há muitas doenças que afetam a parte de trás da córnea e, se uma bolha de ar for injetada abaixo da camada de Due, e não acima, a força dessa camada reduz o risco de se rasgar.
A descoberta dessa nova parte da anatomia ocular vai permitir que médicos oftalmologistas possam trabalhar melhor com diagnósticos e tratamentos de doenças nos olhos e, especialmente, na córnea, além é claro de deixar mais simples as cirurgias de transplantes.
Outra condição que poderá ser mais bem estudada é a hidropsia, uma desordem que causa acúmulo de fluídos na córnea e, talvez mais especificamente, na camada dua. O pesquisador responsável pela descoberta ainda afirma que todos os livros a respeito da anatomia ocular deverão ser reescritos, já que muitas doenças podem acometer a córnea e alguns pesquisadores já relacionam muitas delas à estrutura recém-descoberta.
Fonte: Mashable