O filme de Fritz Lang "Metropolis", 1927, é um daqueles clássicos atemporais que resistem ao teste do tempo. Em vez de ficar esquecido e obsoleto, "Metropolis" é cada vez mais relevante, pois muitas de suas previsões estão se tornando realidade. Vamos olhar para a mensagem oculta subjacente do filme e do uso de sua imagem nas performances de estrelas pop como Lady Gaga, Madonna, Beyoncé, Kylie Minogue, entre outras.
Metropolis é um filme de ficção
científica em silêncio lançado em 1927 por Fritz Lang, um mestre do
Expressionismo alemão. Situado em uma distopia futurista divididos em
duas classes distintas e separadas, os pensadores e os trabalhadores.
Metropolis descreve as lutas entre as duas entidades opostas. Sabendo
que foi produzido em 1927, ver esse filme hoje, é uma experiência é uma
experiência e tanto, pois a ficção científica da trama são
assustadoramente próxima da realidade. Metropolis descreve uma sociedade
onde a "Nova Ordem Mundial", já tomada, foi realizada e uma elite
selecionada vivia no luxo, enquanto uma massa desumanizada de
trabalhadores vivem em um inferno altamente monitorado.
Como vimos anterioremente aqui
neste blog, Metropolis ecoou na cultura popular, especialmente no mundo
da música. Seja em vídeos de música ou fotografia, estrelas pop são
freqüentemente retratadas como a personagem Maria, uma andróide
programada para corromper a moral dos trabalhadores e para incitar uma
revolta, dando à elite uma desculpa para usar a repressão à violência.
As estrelas pop não estão sendo usadas pela elite no mesmo assunto, a
corromper a moral das massas?
Lembra deste vídeo?
Análise do Filme
Os trabalhadores
Os trabalhadores na mudança de turno. |
O filme começa mostrando os
trabalhadores e sua cidade, situada abaixo da superfície da Terra. Eles
são mostrados vestidos igualmente, andando em sincronia, segurando sua
cabeça para baixo em resignação, submissão e desespero. Durante todo o
filme, o povo humano é descrito como sendo físicamente e mentalmente
exausto e altamente impressionável e, vamos dizer, todos "burros". Como
um rebanho de ovelhas, os trabalhadores se movem em multidões e podem
ser facilmente enganados. Esta descrição das massas corrobora com os de
Walter Lippmann, um pensador norte-americano que, cinco anos antes, em
Opinião Pública, comparou público geral a um "rebanho desnorteado" que
não é qualificado para guiar seu próprio destino.
Os trabalhadores trabalham em
uma máquina monstruosa, um complexo industrial infernal onde devem
realizar as tarefas repetitivas e desumanizantes. Em um ponto, a máquina
é comparada a Moloch, o antigo deus semita honrado por sacrifícios
humanos.
Em uma de suas visões, Fredersen vê a máquina se transformando em Moloch.
Os trabalhadores são alimentados à besta como sacrifícios humanos.
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Moloch, o deus Baal, o Touro do Sol, foi amplamente adorado no antigo Oriente Próximo, e onde a cultura cartaginêsa foi extendida. Baal Moloch foi concebido sob a forma de um bezerro ou boi ou descrito como um homem com a cabeça de um touro. Os sacrifícios foram através do "ventre da besta". Especula-se que a elite de hoje ainda reverencia em ocuto a divindade (ou seja, Bohemian Grove).
Os trabalhadores realizam tarefas repetitivas,
de entorpecimento mental, despindo-os de sua humanidade.
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A cidade brilhante dos Pensadores |
Se os trabalhadores vivem em uma
distopia infernal subterrânea, os pensadores inversamente evoluem de
uma utopia reluzente, um testemunho magnífico de realização humana. Esta
cidade brilhante não poderia, entretanto, ser sustentada sem a
existência da máquina (Moloch) e os seus eficientes trabalhadores. Por
outro lado, a máquina não existiria sem a necessidade de sustentar uma
cidade. Encontramos aqui uma relação dualista em que duas entidades
opostas existem em dependência mútua, um conceito que tem uma
ressonância profunda oculta.
Notem à piramide.
Em uma referência velada ao axioma hermético "Tanto acima, quanto abaixo", o filme descreve o
espelhamento de ambientes e de sentido oposto de como os pensadores e os trabalhadores vivem.
O Selo hermético de Salomão
representando visualmente o conceito de "Como acima, assim também
abaixo", enquanto representando opostos espelhamento de energias entre
si para alcançar o equilíbrio perfeito. A concepção de mundo de Fritz
Lang recria este conceito.
João Fredersen, o semi-deus
A cidade foi fundada, construída e é governada pelo autocrático João Fredersen. Como o governante criador apenas de Metropolis, Fredersen é semelhante ao Demiurgo gnóstico, um semi-deus que é criador e governante do mundo material.
João Federsen, traçando a sua próxima jogada. Ele está segurando uma bússola,
lembrando os telespectadores de seu papel como o "grande arquiteto" da Metrópole.
Representação de William Blake dos gnóstico demiurgo, criador e regente do plano
imperfeito inferior, onde o pecado e o sofrimento predomina. A bússola toma emprestado
o simbolismo maçônico de Deus como o "Grande Arquiteto do Universo".
O filho de João, chamado Freder,
que, como todos os filhos de dirigentes, estava desfrutando de uma vida
de luxo, descobre a dura realidade dos trabalhadores do subterrâneo.
Querendo experimentar a realidade do trabalhador em primeira mão, Freder
desce ao nível mais baixo e troca de lugar com um trabalhador. Freder,
portanto, torna-se uma figura semelhante à de Cristo, um salvador que
desce do alto. Ele também fica encantado com Maria, uma mulher santa e
uma jovem do proletariado.
Maria
Maria, pregando para os trabalhadores.
Maria é uma mulher carismática que é muito admirada por seus colegas de trabalho. Compreendendo seu sofrimento e desespero, e sabendo que a revolta está a germinar, Maria prega a paz e paciência, profetizando a vinda de um "mediador", que viria a ser o coração "entre a cabeça (os pensadores) e da mão (dos trabalhadores)
Em um ponto, Maria conta a história da torre de Babel, em que estaria escrito:
"Grande é o mundo e seu Criador! E grande é o Homem! "
Esta afirmação tem uma profunda
ressonância em Escolas de Mistério, em que é ensinado que os homens têm o
potencial de se tornarem deuses através da iluminação. Ao longo dos
séculos, monumentos e arquitetura, foram usados para comunicar os
princípios dos Mistérios e para celebrar a grandeza da mente humana.
Parcialmente por essas razões, existem inúmeras ligações entre a
Maçonaria e a Torre de Babel.
"No que diz
respeito à Maçonaria, Babel representou um empreendimento maçônico e
expositores do início colheu benefícios desse fatos. Lembraram-se que
as pessoas, que eram de "uma linguagem e um discurso" viajaram ao
Oriente para o Ocidente, como aqueles que tenham sido julgados e
provados como Mestres Maçons. Quando eles chegaram a um lugar permanente
na terra de Shinar, afirma-se que habitaram nela como noáhicos, sendo o
primeiro nome característico dos maçons. Foi aqui que eles construíram
sua alta torre de confusão. Fora do mal, vem o bem, porém, e a confusão
de línguas deu origem à "prática antiga dos maçons conversar sem o uso
da fala."
Waite, Arthur Edward, A Nova Enciclopédia da Maçonaria e do Cognato Mistérios instituídos: seus ritos, Literatura e História, Volume I
"Em
vários manuscritos antigos maçônicos - por exemplo, o Harleian, Sloane,
Lansdowne, e Edimburgo Kilwinning - afirma-se que o ofício que os
construtores iniciaram existia antes do dilúvio, e que os seus membros
foram empregados na construção da Torre de Babel ".
- Manly P. Hall, Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades
"... Na construção da Torre de Babel, houve grande estimação inicial da Maçonaria, e Ninrode era maçom, e amou os maçons."
- Lawrence John T, The Perfect Ashlar
Sede que Joh Ferdersen nomeou a nova torre de Babel.
Rotwang
Rotwang com sua marca mecânica, a mão direita, que substitui o que ele
perdeu durante uma de suas experiências. Será isto um símbolo que significa
que o inventor abraça o "caminho da mão esquerda"?
Ao saber que os trabalhadores estão planejando uma insurreição, João
Federsen busca o conselho de Rotwang, um inventor e cientista louco.
Embora o seu trabalho utiliza as mais recentes tecnologias, muitas
pistas dentro do filme indicam que ele também usa conhecimento oculto
para criar suas invenções. Ele disse que vivia em uma "casa de um
pequeno prédio por volta dos séculos", simbolicamente, o que significa
que cientista arcanos descenderam de tradições ocultistas antigas, no
porão de sua casa tem um alçapão secreto levando a catacumbas de 2000
anos de idade, ainda referindo-se à fontes antigas e misteriosas de
Rotwang. Além disso, a porta da frente de sua casa tem um pentagrama,
que remete para o ocultismo e a maçonaria.
Um pentagrama na porta de Rotwang. Discípulos de Pitágoras fixaram um pentagrama em sua porta como um sinal secreto de reconhecimento mútuo. O signo e seu significado pode permanecer em segredo, apesar da exposição pública, pois somente os iniciados nos mistérios da geometria de Pitágoras foram capazes de preenchê-lo corretamente e apreciar o seu profundo significado como um símbolo para a porta de entrada para esses mistérios.
Se fôssemos fazer comparações da vida
real, Rotwang é João Fredersen que John Dee foi para a Rainha Elizabeth
I: um conselheiro estimado imerso no mundo da ciência, da magia, da
astrologia e da filosofia hermética. Se Fredersen representa os
governantes do nosso mundo, Rotwang é o ocultismo pendente de decisão, a
entidade mística que é escondida do público, mas sempre historicamente
presente.
O inventor orgulhosamente
apresenta a Fredersen sua mais recente invenção, o Homem-Máquina, que
ele considera ser o "homem do futuro". O Android tem a faculdade de
tomar a forma de qualquer pessoa e, diz Rotwang, "ninguém será capaz de
distinguir um homem-máquina de um mortal!". O sonho transumanista já
estava presente novamente no início de 1920.
Maria, que estabelece, enquanto
Rotwang dá sua semelhança como a de um androide. Observe-se o pentagrama
invertido sobre a cabeça da máquina-homem. Se o pentagrama vertical
representa a cura, a perfeição matemática e os cinco elementos, o
pentagrama invertido
representa a corrupção dos princípios e magia negra.
Então, o que as estrelas pop de hoje têm em comum com esse andróide,
programado pelos governantes, com uma mistura de ciência e ocultismo?
Bem ... tudo.
Beyonce
Kylie Minogue
Lady Gaga no vídeo Paparazzi
Lady Gaga em Dave Lachapelle foto em que é fortemente inspirado no Metropolis.
Freddie Mercury do Queen, com o rosto em vez de Maria, em Radio Gaga.
Lady Gaga, cujo nome foi inspirado por essa música e vídeo, que contém
um monte de filmagens de Metrópolis.
Janelle Monae
Metropolis - os temas também são muito prevalentes na moda
De volta para o filme. Quando o andróide é concluído, Rotwang diz a ele:
"Eu quero que você visite-os nas profundezas, a fim de destruir o trabalho da mulher, cuja imagem foste criada.
Um olho fechado com sorriso diabólico. Você provavelmente conhece a importância de um único olho de artigos anteriores e da quantidade ridícula de artistas pop que o usam.
Fazendo o papel da grande prostituta
Babilônia do livro de Apocalipse. "E a mulher estava vestida de púrpura
e escarlate, com um cálice de ouro na mão". Ela é sustentada pelos sete
pecados capitais.
Madonna - Material Girl.
Como muitos perceberam que ela estava fazendo o papel de Babilônia aqui?
A Maria programado executa uma
dança hipnotizante em frente de um público ávido, incitando nos homens a
luta, a luxúria, a inveja e comprometendo o resto dos pecados mortais.
Quando ela está com seus colegas de trabalho, Maria atua como um "agente
provocador", incitando os trabalhadores a revolta e dando razão a João
Fredersen de usar a força contra eles. Ela está, basicamente, agindo
contra o interesse do público e ao interesse da elite.
Com a ajuda de seu chefe (porque
realmente não pode pensar por si próprios), os trabalhadores finalmente
perceber que eles têm sido induzido em erro pela andróide. Acreditando
que ela é uma bruxa, que encontram-robô Maria e queimá-la na fogueira.
O MEDIADOR ENTRE A CABEÇA E AS MÃOS DEVE SER O CORAÇÃO.
Essa "moral da história" é basicamente uma mensagem para a elite,
uma dica para manter as massas sob controle: a fim de manter o conteúdo oprimido,
você deve capturar os corações deles. Isso é o que a mídia realiza.
Que é uma espécie de reminiscência do vídeo da música que termina:
SEM O CORAÇÃO NÃO HÁ COMO TER ENTENDIMENTO ENTRE A MÃO E A MENTE
O vídeo Express Yourself, de Madonna, fez sua imagem a partir de
Metropolis. O de Christina Aguilera, Not Myself Tonight, emprestou de
Express Yourself.
A Moral da História
A moral da história de
Metropolis não é "vamos abolir todas as desigualdades e reconstruir um
mundo onde todos são iguais" e certamente não é "vamos ser democrático e
votar em quem queremos como governante." É mais "vamos enviar o
trabalhadores de volta para as profundezas onde eles pertencem, mas com a
adição de um mediador, que será o elo entre os trabalhadores e os
pensadores ". Então, quando tudo estiver dito e feito, o filme é
intrinsecamente "elitista", como ele ainda apela para a existência de um
grupo de elite de pessoas que seguravam a maioria dos recursos e gestão
de uma classe trabalhadora.
É este filme relevante hoje em
dia? Sim, mais do que nunca. E, se as nossas democracias continuam a sua
degradação em estados policiais altamente controlados, será ainda mais
relevante nos próximos anos.
Fredersen, a ligação entre "a mão e a cabeça", os trabalhadores e os pensadores.
Os meios de comunicação
manipulam os pensamentos e sentimentos das massas em uma base diária,
induzindo-os a amar a sua opressão. A cultura popular é o ramo de
entretenimento de mídia de massa e da música pop é uma forma divertida
de comunicar a mensagem da elite para a juventude. As referências à
metrópole na música pop são quase "piscadas" para aqueles que as
conhecem, os iniciados, como se dissesse: "Esta estrela está a trabalhar
para nós". Então vá em frente e seja um ignorante, uma pessoa
degenerada e materialista, como nos vídeos ... é isso que eles querem
que você seja.
Analogias entre Metrópole e Cultura Pop de hoje
Mas por que Metropolis? Por que
se tornou o código para "estrelas Illuminati"? Se você ler outros
artigos sobre esse site, você provavelmente já percebeu que o filme toca
em cima de todos os temas da "agenda Illuminati" de hoje:
transumanismo, controle da mente, o ocultismo escuro, a degradação dos
costumes, governo que tudo vê. Metropolis é basicamente um projeto de
controle populacional. Como Maria, estrela pop de hoje são recrutados de
entre a classe trabalhadora e, literalmente, programada e reinventou-se
separa tornar-se porta-vozes do governante escondidos. Note quantas
estrelas pop têm alter-egos selvagens, com um nome e personalidade
diferente. Parte do papel das estrelas é promover a agenda da elite
através da música e vídeos, tornando-os sexy e atraente.
Em Conclusão
Metropolis é definitivamente um
filme "pela elite, para a elite". Ele aborda as preocupações daqueles
na gestão do mundo e apresenta uma solução que não perturbe o status-quo.
O filme também é permeada de simbolismo maçônico e contém muitos
símbolos referentes a antigos mistérios que estavam destinadas a ser
decodificado por inicia adequada. Em outras palavras, o filme foi
destinado principalmente a da classe dominante.
Então, por que os cantores amam
isso tanto? Bem, eles provavelmente não amam isso tanto quanto os que
estão por trás das cenas, os diretores e criadores de imagens, aqueles
que têm poder no mundo da música. Eles decidem o que as estrelas fazem e
defendem. E a cultura popular de hoje é elitista, permeada de
simbolismo Illuminati e promove a degradação moral e da degradação dos
valores tradicionais. Nossas estrelas pop de hoje expressam Maria, o
andróide programado, através de seus atos, e realizam as mesmas funções.
Porque mais vestiriam-se como ela? Se os artistas sempre encarnaram a
liberdade e criatividade, por que cantores quereriam desempenhar o papel
de um andróide de mente controlada? Porque é isso que eles são.
Metropolis é realmente um grande
filme. Tão grande que só é relevante 80 anos depois de seu lançamento.
Mas se a elite está no comando, será ainda mais relevante nos anos
vindouros.
Fonte: VigilantCitizen e danizudo Agora assistam ao filme completo legandado. Lembrando que o filme é mudo, pois é da decada de 20. Bom filme.... |