Confira:
A privacidade e a segurança são questões que atualmente têm ganho cada vez maior relevância. Mas e se câmaras de vigilância reconhecessem, em apenas um segundo, 36 milhões de rostos? Tal já é possível devido a uma nova tecnologia japonesa.
Poderosas câmaras de vigilância, capazes de reconhecer um vasto número de pessoas, já estão construídas e já foram testadas. Foram desenvolvidas no Japão, pela empresa Hitachi Kokusai Electric, e designam-se como um sistema de segurança capaz de reconhecer 36 milhões de rostos em apenas um segundo.
O sistema é capaz de reconhecer uma pessoa ou uma fotografia, através de imagens nas câmaras de vigilância, e esses dados são exibidos rapidamente mostrando também outras imagens captadas pelas câmaras onde os sujeitos, que podem ser potenciais suspeitos, se encontravam noutras actividades.
Quando surgem várias pessoas em simultâneo o sistema reconhece todas elas e o utilizador pode seleccionar na própria máquina qual o rosto a ser procurado. Caso existam pessoas com várias semelhanças faciais, o sistema agrupa um conjunto das mesmas, de forma a fazer-se uma selecção mais pormenorizada.
A Hitach acredita que este pode ser um sistema de segurança muito útil para locais com muito movimento e circulação de pessoas, tais como estações de metro, de comboio, entre outras. No momento este sistema ainda é único, mas a empresa adianta que deverá estar no mercado já no próximo ano.
Fonte: cienciaonline