As mudanças foram apresentadas pela Comissão Parlamentar
de Inquérito da Crise do Sistema de Tráfego Aéreo, instalada na Câmara
dos Deputados após a colisão entre um Boeing 737-800, da companhia Gol, e
um jato Legacy de companhia de táxi-aéreo norte-americana, em 2006, que
matou mais de 100 pessoas. A lei fixa regras para o funcionamento do
Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer),
cujo órgão executivo é o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes
Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica.
De acordo com o texto, a investigação tem por objetivo
único a prevenção de outros acidentes e incidentes por meio da
identificação dos fatores que tenham contribuído, direta ou
indiretamente, para a ocorrência e da emissão de recomendações de
segurança operacional. A lei estabelece ainda que a investigação do
Sipaer deverá ser independente de qualquer outra, tendo precedência
sobre todas as demais.
O texto assegura o acesso da comissão investigadora à
aeronave acidentada, seus destroços, cargas, laudos, autópsias e outros
documentos. Para preservar as informações, a autoridade responsável
poderá interditar o avião e seus destroços, permitindo sua remoção
apenas se for necessário para salvar vidas, preservar a segurança das
pessoas ou proteger evidências.
Com informações da Agência Senado.
Via: Terra.com.br