Esta medida aprovada pelo Departamento de Comércio dos EUA permitirá que os satélites trabalhem com detalhes suficientes para identificar, por exemplo, marcas de carros ou itens do vestiário. Embora esta nova iniciativa tenha sido aprovada em junho passado, os esforços de "lobby" do setor privado continuam diariamente a fim e estender os horizontes legais do que é permitido mostrar em fotografias tiradas do espaço.
A companhia americana de satélites DigitalGlobe lançara ao espaço o Worldview-3, uma nova joia tecnológica que permitirá aproveitar ao máximo a atualização da legislação. A companhia tem esperanças de que o governo americano avance um passo e habilite a transmissão de objetos maiores que dez centímetros de tamanho, segundo garante o site Motherboard.
Um foco inovador de negócios se abre e o multimilionário Google está atrás desta potencial área de rentabilidade ao adquirir a Skybox Imaging após a atualização das leis de junho. Segundo Elyse Wanshel, redatora do site Motehrboard, o gigante das buscas assegurou que a compra da Skybox ajudará a realizar melhorias em produtos como o Goggle Earth e Maps, suas aplicações de geolocalização por satélites. A companhia também observou que com a incorporação da Skybox desenvolverá um revolucionário serviço de "nuvem global".
Embora os usuários desfrutem diariamente dos serviços de geolocalização, estas medidas poderiam expor sua privacidade como nunca antes, o que abre muitas perguntas a justiça à respeito da proteção da mesma.
Fontes:
- Periodismo Alternativo: A nova legislação permitiria Google para identificar rostos de seus satélites
- RT: Nueva legislación permitiría a Google identificar rostros desde sus satélites
- Motherboard: Google's Satellites Could Soon See Your Face from Space
Via: Blog Anti-NOM