quarta-feira, 22 de maio de 2013

Agente do FBI mata suspeito durante investigação sobre atentado de Boston.


O estórinha mais enrolada em......

ORLANDO, Estados Unidos - Um agente do FBI matou nesta quarta-feira um suspeito de envolvimento com os acusados dos atentados contra a Maratona de Boston, que deixaram três pessoas mortas e mais de 200 feridos em abril. Segundo informações da emissora americana NBC, o homem morto era Ibragim Todashev, que estava sendo interrogado por supostas ligações com Tamerlan Tsarnaev, um dos irmãos responsáveis pelo ato terrorista. Segundo um amigo do suspeito, Todashev temia ser interrogado e pediu que sua família fosse avisada caso algo acontecesse.
Quando abordado por agentes federais em Orlando, o jovem de 27 anos foi cooperativo e concordou em ser questionado. No entanto, após algumas perguntas, ele decidiu atacar um dos policiais com uma faca, que reagiu, segundo fontes da TV. Oficialmente, o FBI não quis dar mais detalhes do assunto, mas informou que estava mandando uma equipe especial para a Flórida.

“O incidente ocorreu em Orlando, na Flórida. O agente entrou em choque com o suspeito enquanto realizava seu trabalho”, disse o agente federal Dave Couvertier em nota à NBC. “Nós não temos mais detalhes até o momento.”

Fontes de emissoras americanas afirmam que Todashev confessou a policiais que teve participação em um homicídio triplo em 2011, quando três homens foram assassinados em um apartamento em Waltham, Massachusetts. No entanto, a informação ainda não foi confirmada pelo FBI. Tamerlan também foi investigado pelo mesmo caso, mas nada foi confirmado.
Todashev era checheno e amigo de Tamerlan, quem havia conhecido em competições de lutas marciais. Ele morava em um apartamento a menos de 16 quilômetros do parque Disney World e foi visitado por agentes um pouco depois da meia-noite.

Em entrevista à emissora local WFTV, um outro amigo de Todashev, Khusn Taramiv, afirmou que também foi interrogado pelo FBI sobre supostas ligações com os atentados de Boston. Os dois estavam sendo seguidos desde que Tamerlan e seu irmão Dzhokhar foram identificados com os autores dos ataques. Antes de morrer, Todashev havia comentado com Taramiv que tinha medo de ser alvo de uma armação da polícia americana e pediu que sua família fosse avisada caso algo acontecesse.

- O FBI pegou o meu amigo (Ibragim Todashev). Eles estavam em contato com nós dois, os dois, certo? E eles falaram que precisavam de mais um pouco, conversar um pouco mais. Então, eu sai e eles me falaram que iriam trazê-lo de volta. Eles nunca o trouxeram de volta - contou. - Ele sabia que iria ser morto. Eu falei para ele: “Tudo vai dar certo, não se preocupe.” Mas eu tinha sentia um pressentimento ruim.

O amigo acrescentou que Todashev planejava viajar para ver seus parentes em uma ex-república soviética, mas havia adiado a ideia depois que o FBI pediu que ele ficasse nos EUA para futuros interrogatório. Tanto o suspeito morto quanto Taramiv são muçulmanos, mas não seguem a linha radical, afirmam conhecidos.

De acordo com fontes da CNN, Todashev já havia morado em Boston e vivia como imigrante legal nos EUA desde 2008. Seu apartamento em ficava em um condomínio em Orlando onde moram outras famílias de chechenos. Advogados da comunidade temem que agentes da inteligência russa estejam usando o FBI para perseguir chechenos nos EUA.

- Ele morou em Bostou e os dois saiam juntos, certo? - disse Taramiv à emissora Central Florida News 13. - Eles se encontraram algumas vezes pois Todashev era lutador de MMA e Tamerlan era boxeador. Eles só se conheciam. Era só isso - afirma.

Mãe de acusados de Boston critica morte de amigo do filho

A mãe dos irmãos Tsarnaev - acusados de perpetrarem os atentados à Maratona de Boston - contou nesta quarta-feira que seu filho Tamerlan era amigo de Todashev em Boston, mas ressaltou que os dois não eram muito próximos.

- Tamerlan me disse que Todashev era um amigo legal, que era um boxeador ou algo assim - disse ela, em entrevista telefônica do Daguestão.

A mulher acrescentou que acredita na inocência de Todashev e ficou arrasada quando soube da notícia da morte do amigo do filho.
- Agora outro garoto deixou essa vida. Por que eles estão matando essas crianças sem nenhuma investigação ou julgamento? - protestou.

A família de Tamerlan e Dzhokhar acredita que os jovens tenham sido alvo de uma armação das forças de segurança americanas para eleger os autores dos atentados à Maratona de Boston. Apesar disso, imagem de câmeras de segurança mostraram que os dois irmãos compareceram ao evento com supostas mochilas que guardavam explosivos.









Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário