quarta-feira, 29 de maio de 2013

O outro lado da meditação - brechas para o engano.


A vida acelerada e estressante talvez seja a característica mais marcante deste início de século. A humanidade rompeu a aurora do século 21 vivendo ou sobrevivendo com a adrenalina a mil por hora. As pessoas têm uma vida de qualidade precária como conseqüência do corre-corre das obrigações que as cercam, do estresse da vida moderna e eletrizante, dos traumas físicos e psicológicos, de decisões importantes e constantes a serem tomadas, da angústia e da ansiedade com o dia de amanhã, da instabilidade no emprego, do desemprego alarmante e das freqüentes crises de depressão. As pessoas estão chegando ao limite da exaustão! O ser humano quer paz e tranqüilidade!


Portanto, está pronta a mente perfeita (o palco perfeito) para a meditação esotérica entrar em cena, disfarçada de uma super-técnica milenar que reivindica ser capaz de devolver a harmonia de viver.


Ora, meu leitor pode estar pensando: "A Bíblia endossa e incentiva a meditação. As palavras ‘medita(o)’ ou ‘meditarei’ ou ‘meditação’ aparecem dezessete vezes na Bíblia. O que há, então, de tão diferente entre os procedimentos recomendados pela meditação das religiões orientais e as do ALTÍSSIMO? Ora, será que os que acreditam no ALTÍSSIMO são contra a meditação?"


Bem, o que tencionamos com este artigo é diferenciar os dois tipos de meditação: a esotérica e a bíblica, para que a Igreja de messias possa se posicionar entre a febre crescente de meditação esotérica que nos envolve e a meditação que é agradável ao ALTÍSSIMO.


Meditação Esotérica


A meditação esotérica é oriunda do Oriente. Do Oriente que, espiritualmente, não orienta, e sim desorienta. Ela faz parte do tripé do ocultismo (meditação – iluminação – reencarnação). As metodologias e os tipos de meditações místicas são as mais diversas. O processo geralmente exige: uma postura correta, às vezes jejum de algumas horas, longos períodos de silêncio, relaxar o pensamento (inicialmente o praticante tem de esvaziar a mente), em seguida realiza uma visualização (imaginar estar em uma floresta, às margens de uma cachoeira, nas nuvens ou em qualquer local que transmita tranqüilidade), muitas vezes recitação de mantras (sons aparentemente sem qualquer significado, mas que quase sempre são nomes de divindades hindus ou budistas), taquipnéia (respiração acelerada) forçada, e, por fim, tentar comunicar-se com um "ser" dentro do próprio praticante (esse "ser" é chamado de "Eu Superior").


Sintetizando, a meditação oriental (esotérica) tem dois passos: o primeiro é esvaziar a mente da pessoa, e o segundo é direcionar essa mente vazia e desprotegida para uma busca de um suposto "Eu Superior" introvertido. Trata-se da busca de uma suposta deidade interior. É o ser humano supostamente sentindo-se "um com deus".


A meditação mística se apresenta como uma técnica para relaxar e se "auto-conhecer" (realização de uma "gnose"). No entanto, na verdade, esse tipo de meditação coloca o praticante na boca do lobo espiritual, tornando-o presa fácil para o predador Satanás. Ela equivale a colocar um pé nas profundidades das trevas, a cair em terreno movediço.


Analisaremos, de forma sucinta, apenas três das mais populares técnicas de meditação mística:


1. Yoga (ioga)


Como já afirmamos no glossário do livro A Nova Era: Um Passo Para a Manifestação do "Maitreya" e da Prostituta Babilônia:


Para a maioria da ingênua população brasileira, a ioga é apenas uma forma de relaxar, tranqüilizar, normalizar a pressão arterial e o colesterol, ficar com a musculatura torneada e abolir algum vício. No Brasil a ioga é praticada em academias de ginástica, spas, escolas e até em igrejas.


A palavra vem do indiano antigo (sânscrito) e literalmente significa "união com Brâman" (em inglês, Brahman). Brâman é o deus do hinduísmo, caracterizado como uma força energética, impessoal, que habita toda e qualquer criatura viva. Assim, os hindus acreditam que Brâman está dentro do rato, da vaca, do ser humano e de outros animais.


O exercício de ioga é praticado há quase cinco mil anos na Índia e não existe uma pessoa específica que possa ser identificada como sendo seu criador. O adepto da ioga deve sentar no chão, cruzar as pernas e colocar os ombros para trás (conhecida como a "posição da flor de lótus"), embora existam também outras posturas para se praticar a ioga. Em seguida, o praticante deve iniciar uma meditação cujo objetivo é libertar a "consciência de divindade" que existe dentro dele.[1]


José Hermógenes, talvez o mais conhecido iogue brasileiro, incentiva aos praticantes da ioga a capricharem no momento em que realizam as diferentes posturas da ioga (chamadas de asanas). Hermógenes declara que a asana é um movimento oferecido ao "Eu-Divino": "Uma pessoa em uma cadeira de rodas pode fazer ioga tão bem quanto eu. O trabalho é espiritual. Ao fazer um asana, o iogue deve respirar pensando em seu eu-divino e oferecer a Deus o que estiver fazendo. Por isso, o asana tem que ser perfeito, pois é um exercício de devoção".[2]


A yoga não é mencionada nas escrituras sagradas, mas em compensação a Bhagavad-Gita hindu dedica um capítulo inteiro à prática da yoga. Observe o que está por trás da yoga: "... a meta última da prática de yoga é ver o Senhor dentro de si, quem é consciente de Krsna (Krisna) já é o melhor dos yogis"."... praticar yoga, em especial a bhakti-yoga em consciência de Krsna, pode parecer uma tarefa muito difícil. Mas se alguém seguir os princípios com muita determinação, o Senhor certamente ajudará, pois Deus ajuda a quem se ajuda"."Servir a Krsna com sentidos purificados chama-se consciência de Krsna. Esta é a maneira de deixar os sentidos sob completo controle. Aliás, esta é a mais elevada perfeição da prática de yoga".


Rabi R. Maharaj, um ex-guru hindu convertido ao evangelio, afirma: "Não existe hinduísmo sem yoga e não existe yoga sem hinduísmo".


Rabi Maharaj afirma também que nas suas viagens pela Índia encontrou vários ocidentais que mergulharam na religião hindu como resultado de uma simples iniciação em uma aula de yoga.


2. Meditação Transcendental com entoação de mantra


A Meditação Transcendental (MT) é uma das formas mais popularizadas da yoga. Foi o guru indiano Maharishi Mahesh Yogi que introduziu a MT no mundo ocidental. Maharishi tem hoje mais de 83 anos e é um homem rico, famoso e poderoso. Veja o que a revista Carta Capital expôs sobre esse guru:


Esse velho ícone da Nova Era é hoje um dos homens mais ricos e poderosos do mundo, controlando um império empresarial que já em 1993 era estimado em US$ 2 bilhões, incluindo vastas propriedades imobiliárias na Índia, hotéis na Europa, editoras nos EUA, universidades Maharishi em três continentes, clínicas holísticas, lojas de alimentos naturais, parques temáticos espirituais e até um partido político (Natural Law Party) presente nos EUA, em várias países da Europa Ocidental e Oriental e na Índia (onde leva o nome de Ajeya Bharat e deixa mais claro seu ideário fundamentalista hindu).


Seus adeptos pagam bem caro pelos cursos introdutórios e avançados de Meditação Transcendental (MT) e fazem doações regulares; os mais fanáticos dedicam-se de corpo e alma a engrandecer o império Maharishi; os mais ricos pagam pequenas fortunas para conseguir seus mantras secretos e pessoais. E estes não são poucos: a MT surgiu como mais uma mania da contra-cultura dos anos 60, mas hoje é extremamente popular entre altos executivos, militares e políticos, incluindo, por exemplo, o líder do Partido Conservador britânico, William Hague.[8]


Há algum tempo anunciou-se que o próprio Maharishi iria bancar a construção bilionária (US$ 1,65 bilhão) do edifício mais alto do mundo, o São Paulo Tower, na cidade de São Paulo,[9] obedecendo os ditames da arquitetura védica da religião hindu.


A MT é um tipo de yoga mântrica. A palavra "mantra", em sânscrito, significa "libertação da mente". São sílabas originárias de uma seita esotérica chinesa chamada Mi Tsung.[10] Para alguns praticantes desinformados, os mantras são apenas "sons" sem significado aparente. Mas, na verdade, são nomes de deidades hindus e/ou budistas com intensos poderes ocultos.


Acreditamos que uma boa maneira de percebermos o mundo tenebroso por trás desse tipo de meditação é lermos os testemunhos de dois ex-instrutores (Joan e Craig) de MT, relatados no livro Occult Invasion, de Dave Hunt:


Joan: A iniciação que cada um tem de passar é uma cerimônia de louvor hindu em honra a deuses hindus e mestres ascendidos, incluindo o próprio guru já falecido de Maharishi, chamado Dev.


Como professora de MT, fui instruída a mentir... dizer-lhes (aos iniciantes) que o mantra que nós tínhamos dado a eles era um som sem significado, a repetição do mantra os ajudaria a relaxar – no entanto, na verdade, era o nome de uma deidade hindu com poderes ocultos tremendos.


Para aqueles que realmente se envolveram com isso, a MT era como ter tomado uma espaçonave para outro estado de consciência... Eles eventualmente acreditariam... que eles poderiam se tornar Deus".[11]


Craig: Eu estava profundamente envolvido em MT por vários anos antes de começar a reconhecer que tinha me associado a uma seita hindu. Àquela altura, no entanto, já estava muito comprometido... para retroceder...


Centenas de pessoas, de várias partes do mundo, estudaram por um mês com Maharishi na Europa para se tornarem professores de MT... e o efeito que isso teve foi às vezes muito tenebroso.


Alguns viram espíritos grotescos sentados junto deles enquanto meditavam. Alguns foram atacados pelos espíritos. Outros [foram]... tomados por uma fúria cega, até com o impulso para cometer assassinato... Maharishi explicou que carmas ruins de vidas passadas estavam sendo trabalhados – uma parte necessária da nossa jornada para uma "consciência mais elevada".


Finalmente eu alcancei a Consciência da Unidade... No entanto, o sentimento eufórico inicial de que eu "tinha conseguido"... em breve deu lugar ao pânico. Eu tinha perdido a habilidade de decidir o que era "real" e o que não era.


Maharishi me disse para parar de meditar. Gradualmente retornei à aparência de normalidade – mas sofria de lapsos freqüentes de retorno à Consciência da Unidade, muito parecidos com um lampejo de LSD.


Depois de retornar para os Estados Unidos, trabalhei na Universidade Internacional de Maharishi. Meu companheiro de quarto cometeu suicídio e eu fui confinado a uma instituição psiquiátrica".[12]


3. Meditação Dinâmica


Quem inventou esse tipo de meditação foi ninguém menos do que o guru indiano Bhagwan Shree Rajneesh (1932-1990), também conhecido como "Osho".


Osho foi aquele guru indiano que estabeleceu a sua comunidade espiritual (os esotéricos a chamam de "ashram") em Antelope, Oregon/EUA, reivindicou ser Deus, angariou fortunas e precipitou um escândalo internacional com suas cerimônias tântricas*. Entre as posses de Osho constavam terrenos, um hotel e uma frota de noventa Rolls-Royce. Entre as acusações que pesavam sobre esse guru esotérico estavam a de perversão, realização de lavagem cerebral e sonegação de impostos. Rajneesh foi deportado dos Estados Unidos para a Índia, onde morreu.


Osho dividia sua meditação em quatro partes de aproximadamente trinta minutos cada uma. Na primeira sessão, os participantes eram conduzidos a uma taquipnéia forçada realizando incursões respiratórias rápidas e profundas. Esta hiperventilação era supostamente para despertar a força da serpente Kundalini localizada na base da coluna do praticante. Na segunda sessão, eram levados a extravasarem todos os seus sentimentos gritando (alguns alunos chegavam a se debater no chão), contorcendo-se, esperneando e rolando pelo chão. 

Pareciam crianças tendo ataques de raiva. A terceira sessão era semelhante à primeira: voltavam a apresentar a taquipnéia forçada acompanhada do som "uh-uh-uh-uh...". O corpo pulava sem parar e tornavam-se "um com a energia". Na quarta sessão, alguém gritava "pare!", e todos ficavam totalmente imóveis (catatônicos), geralmente de olhos fechados durante vários minutos de silêncio ("a mente pára").


Alguns ex-praticantes da meditação dinâmica afirmam que chega um momento em que a pessoa deixa de pensar, para de raciocinar, parece que todos os pensamentos fogem e os problemas se vão. A mente torna-se vazia e a pessoa aparentemente se isola do mundo exterior.


Críticos de Rajneesh afirmam que essa meditação é uma lavagem cerebral que propicia um estado temporário de paz na consciência. Eles afirmam que os problemas íntimos de cada um retornam à mente depois de se passar algum período de tempo sem praticar essa meditação e, em vez de serem solucionados, são protelados e às vezes até esquecidos. Assim, para afastar (esquecer) os problemas pessoais, o indivíduo fica preso a prática da meditação. Conseqüentemente, a pessoa fica cativa à prática da meditação para que sua mente continue "anestesiada" e as dificuldades do cotidiano sejam amordaçadas e não a pertubem.

Há tantas formas de meditação sendo ensinadas que é impossível listá-las todas.


Meditação Bíblica


A meditação esotérica, motivada por Satanás, é passiva. A meditação bíblica é ativa.

Na meditação bíblica, o indivíduo deve não apenas ler a Bíblia, mas principalmente decorá-la e aplicá-la à sua vida, além de falar com o ALTÍSSIMO através da oração e do louvor.

O reverendo Bob Larson, em seu livro Larson’s New Book of Cults, afirma:


"A raiz da palavra meditação implica um processo ruminativo de uma digestão vagarosa das verdades do ALTÍSSMO. Isso envolve um pensamento concentrativo, dirigido, que medita nas leis, obras, preceitos, palavra e pessoa do ALTÍSSMO. "Medite nEle", é a mensagem da Escritura. [...] 

A meditação mística cultua o próprio ser como uma manifestação interior de Deus. A meditação bíblica estende-se ao exterior para um ALTÍSSIMO transcendental que nos levanta acima da nossa natureza interna pecaminosa para comungar com Ele através do sangue do Seu Filho".[13]


Não interessa se a experiência mística vem através do uso de drogas, da prática de yoga, canalização, MT, mediunidade, hipnose, experiências de quase-morte, cromoterapia ou de qualquer outra metodologia. O processo de buscar orientação espiritual não no ALTÍSSIMO VERDADEIRO, mas em um "deus" (o "Eu Superior") que alega-se estar dentro de cada ser humano, é uma ilusão satânica. Temos diversos testemunhos de ex-esotéricos que afirmam ter tido contatos, durante a prática da meditação mística, com demônios disfarçados até do "Messias".

Meditação Esotérica x Meditação Bíblica


As duas maiores divergências entre a meditação esotérica e a bíblica são:

A primeira é que a meditação bíblica não aceita esvaziar a mente ("a cessação do pensamento"). Mente vazia é alvo fácil para a possessão demoníaca. Não se esqueçam que o messias afirmou que um demônio, após ter saído de um certo homem, retornou para o mesmo homem, algum tempo depois, porque este continuava espiritualmente desabitado (Mateus 12.43 a 45).


Quando alguém se ausenta da mente, como ocorre com a meditação esotérica, esta vira terra de ninguém, tão propícia aos demônios quanto um terreno baldio a assaltantes de subúrbio. Assim, a mente vazia torna-se local privilegiado do satanismo.


A segunda divergência é que a meditação biblica é sempre direcionada ao ALTÍSSIMO, às Suas obras maravilhosas, aos Seus sábios preceitos e à Sua Palavra Sagrada. Jamais ela é direcionada a uma contemplação vazia de algum aspecto da natureza e, tampouco, direcionada à nossa própria intuição, pois o coração do homem é enganoso (Jeremias 17.9).


A meditação esotérica caracteriza-se pela exacerbação da intuição em detrimento da razão. Ela utiliza como isca recursos capazes de nos fazer sentir mais e pensar menos; mais urros e menos louvor; mais devaneios e menos realidade; mais autoconhecimento egocêntrico e menos reconhecimento que somos dependentes do ALTÍSSIMO.


"Quanto amo a tua lei! Nela medito o dia todo" (Salmos 119.97); "Na minha cama, lembro-me de ti; medito em ti nas vigílias da noite" (Salmos 63.6); "Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, pois medito nos teus estatutos" (Salmos 119.99); "Lembro-me dos dias antigos; medito em todos os teus feitos e considero a obra das tuas mãos" (Salmos 143.5).


Conclusão

De um lado, o objetivo final da meditação esotérica é o controle total das mentes dos praticantes por forças ocultas. Do outro lado, o alvo da meditação biblica é o cultivo constante de um relacionamento de amor e dependência do homem limitado com o seu único ALTÍSSIMO – Maravilhoso, Criador, Onipresente, Onipotente, Onisciente e Ilimitado.


As pessoas estão cansadas e até certo ponto exaustas; procuram tranqüilidade de espírito e estão dando ouvidos para o canto da sereia esotérica. Escolher a opção pela meditação esotérica (da Nova Era) é satisfazer-se com ilusões. Cair na sedução da meditação oriental (esotérica) é andar por caminhos movediços que conduzem à morte eterna.


A opção espiritualmente correta é meditar na Palavra de Deus, que conduzirá o ser humano pelo único caminho para a vida eterna – YahuhShuah (conhecido como Jesus Cristo). Você está cansado? O mestre disse: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mateus 11.28).

Medite, pois, no Senhor! Amém!


"Sejam agradáveis as palavras da minha boca, e a meditação do meu coração perante a tua face, ó YAHUH, Rocha minha e Redentor meu!" (Salmos 19.14).

Curtam a nossa pagina: Lado Oculto Nova Ordem Mundial

12 comentários:

  1. Quem escreveu esse texto deve ser um completo idiota e com certeza um protestante fanatico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza! já estive do lado de la, e era tãoo ignorante qto! (espiritualizava tdo, e falava sem conhecimento) Ironia: Não seja massa de manobra. pense, reflita , analise! chega a ser cômico!

      Excluir
  2. Neste site encontrei muitas informações, mas esta matéria é completamente descabida e seu autor esta muito longe de entender o real significado da arte da meditação que ensina de forma prática o controle de seus pensamentos e emoções, sem falar no fato do autor achar que Deus esta fora de si . Aconselho a você autor a procurar entender as coisas em seu cerne e não apenas a ficar repetindo trechos da bíblia como um gravador .

    ResponderExcluir
  3. Muita Luz irmão, ta precisando! kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Coitado dos japoneses, chineses coreanos e afins!!! Vão todos pro inferno kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Quem foi o idiota que escreveu isso? em primeiro lugar,mantras nao sao nomes de deuses e tem significado sim! encontre para mim um deus chamado OM MANI PADMHE HUM que eu posso reconsiderar isso. Outra burrice que o autor fez foi dizer que a mente vazia estará sujeita a invasão de demonios e justificar isso com um trecho falando sobre a ausencia de uma alma. PENSAMENTOS e ALMA são coisas totalmente diferentes e SIM nós temos um deus interno,cada ser humano é um DEUS pois DEUS está em tudo,se voce procurar vai encontrar que JESUS também disse isso que eu acabei de explicar. O pensamento é a única coisa que separa o homem de qualquer outro animal,isso nao significa que todos os animais sao possuídos por demonios pelo simples fato de nao terem um pensamento tão desenvolvido como o nosso certo? Quando esvaziamos nossa mente entramos em contato com a natureza da qual estamos separados,e dela adquirimos conhecimento,a pobre alma que escreveu este texto é tão burro que criticou o Oriente e suas religiões,ele deve ser tão estudado sobre o cristianismo que nem sabe que suas origens são orientais. Eu poderia escrever um texto maior do que o acima só de criticas,mas vou parar por aqui mesmo.
    NOTA:se escreve KRISHNA e não KRSNA

    ResponderExcluir
  6. Gente, não acho que ele seja tão idiota assim, realmente pensei bem parecido, porque fui diagnoticada com estresse agudo, e pensei em meditação, quando fui fazer senti muitas dores no corpo, e o símbolo que os budistas fazem para meditar ligando os polegares, lembram o triângulo, muito usado pelos illuminatis e maçonaria, e na maçonaria a meditação é algo que sempre tem, nos "cultos"... Sei que me senti muito mal com a meditação, e ouvi relatos de pessoas que também sentiram, lembre dos símbolos de triângulo feitos com a mão pelos illuminatis da mídia... nossa...

    ResponderExcluir
  7. Bom pessoal confesso que ando fazendo uso de meditação, porem ando recitando mantras como palavras positivas, tinha muita raiva dentro de mim, hoje consigo me controlar, fica difícil saber se esta certo ou errado, acredito que se você esta fazendo algo bom para sua vida, e esta tendo um bom resultado acredito que Deus esta agindo ali, claro que antes de acordar agradeço a Deus pelo dia maravilhoso que acaba de me dar de presente faço minhas oraçoes e depois começo a recitar os meus mantras, coloco Deus na frente de tudo.O demônio tenta abitar qualquer mente seja ela crista ou não, o que cabe as nos seres humanos e acreditar que somos filhos de Deus e que sempre nos protegera.

    ResponderExcluir
  8. Fui evangelico por 20 anos, e na meditação me descobri de verdade, uma das dificuldades que vejo na igreja evangélica é isso só eles sao certos, o autor desse texto nem se atreve que existe a meditação cristã e não e nada disso que ele disse sobre ler a bíblia. Minha vida transformou e o eu original existe sim, o eu falso é o nosso eu fiarid e isso é o pecado em nós, Jesus não morreu simplesmente para nós libertar dos frutos do pecado mas do causador dos delitos este ego enganador no qual fez o autor escrecer cegamente esse texto. Mas não o culpo também já fui assim, mas sempre amei mais a Deus e o Filho do que qualquer coisa e hoje Ele, me libertou da ilusão, quem quiser aprender um pouco sobre a verdadeira meditação crista. Me chama no ZAP. Esinarei com maior prazer e você tire sua proprias conclusões. 62985113500

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada por escrever esse artigo!!
    Já sabia que havia um lado oculto e perigoso sobre a Yoga mas não entendia ao certo o fundamento.
    Que os meus pensamentos sejam preenchidos tão somente pela Palavra de Deus e que eu possa conhecê-lo e prosseguir em conhecê-lo. O Senhor é poderoso! Que seu Espírito Santo venha abrir os olhos do entendimento dos que estão presos neste engano.

    - Ps.: Leu meu comentário e não concordou? O problema é seu! Toma conta da sua vida.

    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  10. Texto super esclarecedor. Mente vazia é oficina para satanás. Jesus e seus apóstolos não ensinou yoga nem meditação transcendental para ninguém. Eles sim ensinaram: Arrependei-vos e crede no evangelho. Simples assim!

    ResponderExcluir