quinta-feira, 30 de maio de 2013

Drone de Estimação seguindo e gravando os seus passos.


Drones não podem buscar um taco para você, mas eles podem levantar câmeras para o céu e voltar com impressionantes vídeos e fotos. O problema é que as máquinas voadoras de hoje exigem um piloto humano para manipular seus complexos controles. Sameer Parekh quer eliminar os controles remotos e ter drones inteligentes simplesmente que voem sozinhos. Então ele largou o trabalho como um analista financeiro de Wall Street e lançou uma empresa de robôs autônomos voadores, chamado Sistemas Falkor. (Nota: a Falkor recentemente se fundiu com I Heart Engenharia, uma empresa que desenvolve e comercializa produtos de robótica open-source).
 
O Pet AR, protótipo anterior de Parekh, utiliza algoritmos de inteligência artificial para monitorar uma pessoa, segui-la em torno de uma distância segura e filmar a viagem.
 
No vídeo abaixo, o drone é treinado para seguir um desenho específico em uma T-shirt. Dentro dos próximos anos, no entanto, Parekh espera aperfeiçoar o hardware e o software de seu robô inteligente o suficiente para vendê-los a atletas extremos, como base jumpers. "Eles vão ser capazes de rastreá-los de forma autônoma enquanto saltam do precipício", diz ele.
 
Entramos na oficina de Parekh no Brooklyn, Nova York, para obter uma amostra do futuro - aquele em que drones voadores podem ser comum o suficiente para serem animais de estimação. E talvez buscar aquele taco.
Vídeo da matéria (em inglês): 

 

Não precisa dizer que drones particulares seriam mais uma ótima forma de monitorar uma pessoa esteja onde estiver. Não nego que poderia ter muitas utilidades valiosas, mas a questão da privacidade teria que ser muito bem pensada.
 
Imaginem um futuro onde todos terão o MyDrone, da Apple, ou o AnDrone, da google, e para usá-los teriam de ter uma conta em alguma destas empresas, que potencialmente teriam acesso ao GPS, áudio e vídeo de seu drone "de estimação". Viagem? Quem imaginaria a 10-15 anos atrás o quanto seríamos dependentes destas incríveis maquininhas?


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário