sábado, 1 de junho de 2013

Austrália reconhece género sexual "neutro" para pessoas.

  Ativista Norrie

Um tribunal australiano abriu esta sexta-feira caminho para o reconhecimento pleno do género sexual "neutro" no país, ao decidir que os cidadãos não são obrigados a serem identificados como homem ou mulher. 

O tribunal de recurso da Nova Gales do Sul, o mais antigo estado daquele país da Oceânia, revogou a norma que obrigava todos os cidadãos a serem registados, por altura do nascimento, como pertencendo ao sexo masculino ou ao feminino.

A partir de agora os pais de crianças que nasçam neste estado podem optar por uma terceira alínea: "sem especificar".

A decisão surge na sequência de uma batalha jurídica iniciada em 2010 por uma ativista pela igualdade de género que se identifica apenas como Norrie. Na altura, aos 48 anos, esta pessoa foi a primeira australiana a alterar o seu registo de nascimento para "sexo não especificado", uma classificação que lhe foi retirada quatro meses depois por ser ilegal.

Norrie levou a questão para tribunal e conseguiu agora o seu objetivo, com um acórdão que terá efeitos mais vastos. Escreve o jornal espanhol El Mundo que os defensores da iniciativa acreditam que a decisão se aplicará a casos de bebés que nascem com genitais ambíguos ou às pessoas que se classificam a si próprias como neutros, andróginos, intersexuais (antigamente chamados de hermafroditas) ou transexuais.

O reconhecimento do "terceiro sexo" não é, no entanto, uma originalidade. Segundo o El Mundo, tanto a Tailândia como a Índia têm esta figura jurídica, ainda que de formas diferentes.

FONTE: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3251299&seccao=%C1sia

5 comentários:

  1. olá amigo td bem?

    analisando o post A vida de aleister crowley, gostaria de pedir permissão para estar replicando no blog (www.nosdiasdenoe.com), estarei colocando os créditos da fonte no final do artigo, como percebi que é um pouco longo o texto estarei dividindo em 4 partes, todas com referencia e fonte de onde foi tirado a informação.fico no aguardo de um retorno

    at
    Nos dias de noé
    http://www.nosdiasdenoe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá podem sim, ta liberado. Só coloquem os créditos. A paz.

      Excluir
  2. x-man e seus mutantes á um passo da nova era do mundo! ahhahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkk me contem uma coisa: baseado em dado científico se deu essa decisão esotérica? Qual o valor bancário que subsidiou tal raciocínio?

    ResponderExcluir
  4. tem gente que não tem mesmo nada pra fazer nessa vida, vão lavar um tanque de roupa pra ver se ainda vão ter saco pra essas idiotices...eita. diz logo que é lesbica ou gay e pronto...

    ResponderExcluir