sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cientista descobre mais uma parte do corpo humano.


Existe uma parte nova no corpo humano, ops, existe uma parte que sempre estava ali, mas só agora foi descoberta. É a Dua’s layer, ou camada de Dua.
Trata-se de uma camada ocular que fica atrás da córnea, tem apenas 15 micrômetros (um milionésimo de metro) de espessura e foi descoberta pelo professor de oftalmologia Harminder Dua, da Universidade de Nottingham.
Até então os cientistas só tinham conhecimento sobre cinco camadas, e a equipe descobriu a sexta ao injetar bolhas de ar na córnea – procedimento usado em casos de cirurgia.
Há muitas doenças que afetam a parte de trás da córnea e, se uma bolha de ar for injetada abaixo da camada de Due, e não acima, a força dessa camada reduz o risco de se rasgar.
A descoberta dessa nova parte da anatomia ocular vai permitir que médicos oftalmologistas possam trabalhar melhor com diagnósticos e tratamentos de doenças nos olhos e, especialmente, na córnea, além é claro de deixar mais simples as cirurgias de transplantes.
Outra condição que poderá ser mais bem estudada é a hidropsia, uma desordem que causa acúmulo de fluídos na córnea e, talvez mais especificamente, na camada dua. O pesquisador responsável pela descoberta ainda afirma que todos os livros a respeito da anatomia ocular deverão ser reescritos, já que muitas doenças podem acometer a córnea e alguns pesquisadores já relacionam muitas delas à estrutura recém-descoberta.
Fonte: Mashable
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário