domingo, 9 de junho de 2013

Governo do Uruguai quer legalizar a venda de maconha em farmácias


Venda legalizada da droga pode levantar o mercado farmacêutico no vizinho do Brasil.

Nos próximo semestre, o governo do Uruguai pode aprovar um projeto de lei que legaliza a produção e comercialização controlada da maconha. A coalisão de partidos que apoia o presidente José Mujica chegou ao consenso de que a droga deve ser vendida em farmácias por todo o país sul-americano.

Em comunicados à imprensa, o governo afirma que o Estado pretende “regular de forma soberana e responsável o mercado de cannabis”. O projeto está sendo discutido desde 2012 por Mujica e seus apoiadores.

O governo uruguaio planejava produzir a droga em fazendas estatais e distribuir em quiosques autorizados. Entretanto, a pressão do setor farmacêutico alterou o projeto, deixando a venda do produto sob responsabilidade das farmácias uruguaias.

Política antidrogas

O vice-chanceler uruguaio, Luis Porto, explica que o projeto do governo uruguaio para regulamentação da maconha tem pilares similares aos da estratégia de produção do tabaco.
Presente no encontro da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acontece na Guatemala, o uruguaio afirma que, apesar da liberação da maconha, o governo pretende manter ativa sua política antidrogas.

"Inovamos com terapias de base comunitária em cooperação horizontal com a Colômbia e através do programa SAVIA da OEA e do Plano de Drogas da Espanha”, afirmou Porto durante o encontro. O vice-chanceler ainda apontou que o país avança na direção de políticas contra o uso nocivo de álcool e outras drogas. 

VIA: http://www.megacurioso.com.br/

Fonte Governo do Uruguai Agência Brasil AFP
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário