quinta-feira, 13 de junho de 2013

Primeiro testam no meio ambiente, depois em nós - Drones (ou Vant - sigla em BR) serão usados para monitoramento ambiental.

É sempre assim, primeiro testam nos animais, no meio ambiente e etc.. E depois que estão bem treinados, que estão dominado bem as suas técnicas, eles lançam em seus alvos, NÓS!!!

Vamos a notícia:

Com seu alcance de voo, o resultado do mapeamento realizado pelo Vant gera ortomosaicos e modelos digitais do terreno capazes de atender o monitoramento no setor da mineração, florestal e agrícolas.


 
 

O Tocantins se estende por imensos planaltos e chapadões, onde existem áreas que apresentam condições geográficas de difícil acesso. Com esse panorama, no ano passado, o Governo iniciou estudos de viabilidade para a implantação de tecnologias capazes de auxiliar o monitoramento dessas áreas, entre essas, o veículo aéreo não tripulado, mais conhecido como Vant, que durante uma demonstração de voo, teve sua capacidade técnica e desempenho considerados adequado às demandas do território tocantinense.

Durante a demonstração de voo, técnicos e gestores das secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e da Agricultura e Pecuária (Seagro), de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária (Sedarf), do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (Seplan) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), concordaram que apesar da
tecnologia ter menor cobertura que a realizada via satélite, as taxas de resolução de imagem e a flexibilidade de manipulação do equipamento em áreas pré-determinadas é um fator positivo.

O Vant (drone) terá um papel complementar nas ações previstas para o monitoramento territorial, que já conta com a precisão necessária à análise e resultados. Esse levantamento será realizado a partir do banco de imagens do Sistema de Geoprocessamento e estima-se que aproximadamente 83 mil propriedades rurais serão registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Para alcançar a abrangência integral, o Estado que já conta com a cobertura de imagens, além do cadastro, vai reunir informações úteis ao desenvolvimento sustentável de projetos para os mais variados setores.
 
Para a assessora de Informações, Indicadores e Inventários Ambientais da Semades, Maria Amélia Fernandino, responsável pela implantação do geoprocessamento na Secretaria, o equipamento oferecerá vantagens, como a precisão para o monitoramento da cobertura no Estado e poderá também ser utilizado em outras finalidades da Pasta. “Além do CAR, seremos capazes de realizar o monitoramento de queimadas, desmatamentos, áreas inundáveis, a análise da biomassa e além de muitas outras possibilidades, acompanhar as atividades nas áreas de preservação”, destacou.
 
Tecnologia
 
Com seu alcance de voo, o resultado do mapeamento realizado pelo Vant gera ortomosaicos e modelos digitais do terreno capazes de atender o monitoramento no setor da mineração, florestal e agrícolas. Com isso também torna possível o levantamento de projetos hidrelétricos, de irrigação, de construção de pontes e estradas; a identificação de objetos e atividades humanas abaixo da vegetação densa e localização de pistas clandestinas. Indicado para a aplicação em áreas de floresta, locais com incidência de nuvens, nebulosidade ou fumaça, o equipamento possibilita voos com chuva, tanto diurnos quanto noturno, diante de condições climáticas que possibilitem a estabilidade da aeronave.
 
Recurso
 
O projeto Car tem recursos aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que prevê o investimento de R$ 40 milhões de reais e prazo de três anos para sua execução. A expectativa é que a aquisição do equipamento se concretize no próximo semestre.

Fonte: http://semades.to.gov.br/
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário