quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cientistas criam bisturi inteligente que identifica câncer pelo cheiro

Cientista mostra "faca inteligente" em teste no músculo de um animal
Pesquisadores desenvolveram uma faca cirúrgica inteligente que colhe amostras da fumaça gerada durante o corte de um tumor para mostrar ao médico, dentro de apenas alguns segundos, se o tecido que está sendo removido é normal ou cancerígeno. A amostragem é obtida através da análise da espectrometria de massas, que consegue obter uma identidade molecular única para tipos específicos de câncer. O novo bisturi pode se provar útil na remoção de tumores porque uma das principais preocupações dos médicos que fazem o procedimento é remover as células malignas de câncer enquanto preservam o tecido saudável ao redor. O estudo foi publicado na revista Science Translational Medicine.

Os limites de um tumor nem sempre são fáceis de se detectar, e cirurgiões com frequência enviam um pedaço de tecido dos pacientes para um histologista - enquanto a pessoa permanece anestesiada - para confirmar se o material é cancerígeno ou saudável. A equipe de pesquisadores do London Imperial College, no Reino Unido, coletou um banco de dados com quase 3 mil tecidos específicos para criar a iKnife. No primeiro teste com a faca, 81 pacientes tiveram um diagnóstico extremamente preciso, de acordo com os cientistas.

O diagnóstico do iKnife leva apenas três segundos, em comparação aos 20 ou 30 minutos necessários para um diagnóstico histológico, e requer apenas um pedaço de 0,1 milímetro cúbico de tecido. Zoltan Takats, idealizador do bisturi, sugere na pesquisa que essa ferramenta é segura e confiável o suficiente para ter seu uso difundido em breve nas salas de operação.







































FONTE: Noticias.terra      
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário