terça-feira, 20 de agosto de 2013

CIA admite ter tramado golpe no Irã em 1953, financiando o caos e inflitrando agentes no poder!!!


Eles esfregam isso na cara de todos, mais a grande maioria não percebe. O motivo disso tudo é o domino, o poder !!!

E aqui no Brasil não está sendo diferente. Esses protestos são tudo um jogo politico, e o povo serve como massa de manobra, por não conhecer os jogos da elite.

Não duvido nada que no passado quem falasse que aquilo foi um golpe armado por países internacionais era chamado de conspirador. Igualmente no nosso país. Quando falamos que aqui no Brasil há um golpe em andamento, um golpe armado pelo Foro de São Paulo, criado por Lula e Fidel Castro, niguém da ouvidos, nos chamdo de loucos conspiradores

Até quando o gado irá dormi?

Confira essa notícia:

A CIA, agência de espionagem dos EUA, admitiu a autoria do golpe que derrubou no Irã o premiê secular e democraticamente eleito Mohamad Mossadegh, há 60 anos.


A participação da CIA foi confirmada em papéis oficiais divulgados no site do Arquivo de Segurança Nacional dos EUA.


"O golpe militar que derrubou Mossadegh [...] foi realizado sob direção da CIA como um ato de política externa americana concebido e aprovado pelas mais altas instâncias do governo", diz o texto, liberado em virtude da lei de acesso à informação.


O documento mostra ainda que o Reino Unido, coautor do golpe, pediu aos EUA que evitassem divulgar qualquer documento sobre a ação para não gerar "situação muito constrangedora."


Americanos e britânicos derrubaram Mossadegh em agosto de 1953 em represália à decisão do premiê de nacionalizar a indústria de petróleo iraniano.


A nacionalização era apoiada pela população e pela classe política, por prometer equilibrar o lucro obtido com o petróleo. Ocidentais ficavam com a maior parte do faturamento, enquanto o Irã nunca obteve mais do que 17% das receitas, segundo historiadores.


EUA e Reino Unido também temiam que, no contexto da Guerra Fria, o Irã caísse sob influência da URSS.


Espiões americanos infiltrados no país conseguiram criar um caos, financiando ações de vandalismo em larga escala e corrompendo clérigos e políticos.


O premiê foi preso, e o xá Mohamed Reza Pahlavi, alinhado ao Ocidente, recuperou os seus poderes, que haviam sido reduzidos pelos nacionalistas. 

Fonte da notícia: Folha de São Paulo

Agora vejam este vídeo de 6:20 minutos. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário