domingo, 11 de agosto de 2013

Iraque anuncia caçada a terroristas, e EUA oferecem recompensa

Em meio a uma crescente onda de violência, o premiê iraquiano, Nuri al-Maliki, ordenou neste domingo que seja realizada uma ampla operação de captura de terroristas no norte no oeste do país.

Enquanto isso, os EUA ofereceram uma recompensa de US$ 10 milhões em troca de informações "que ajudem as autoridades a matar ou capturar" terroristas no país.

No sábado (10), durante as comemorações pelo fim do Ramadã (o mês sagrado dos muçulmanos), uma série de carros-bomba deixou mais de 68 pessoas mortas, principalmente xiitas. Neste domingo, novos episódios de violência já mataram mais sete.

Em comunicado, os EUA condenaram os ataques e afirmaram que os responsáveis são "inimigos do Islã e um inimigo comum dos EUA, do Iraque e da comunidade internacional".

Os EUA declararam ainda que irão trabalhar em estreita colaboração com o governo iraquiano para enfrentar a rede terrorista Al Qaeda, que é sunita, e discutir o tema durante a viagem do ministro das Relações Exteriores, Hoshiyar Zebari, na próxima semana, a Washington. 

Conforme a TV iraquiana, Maliki já deu ordens aos chefes das forças de segurança nas províncias de Al Anbar (no oeste) e Nínive (no norte) para lançar a caçada.

O atual pico de violência faz reascenderem os medos de que o Iraque caia em uma guerra sectária entre xiitas e sunitas similar à de 2006/07, que deixou milhares de mortos. O conflito na Síria agrava o problema, já que o ditador Bashar al-Assad é alauíta (uma facção do islã xiita), e os rebeldes que lutam há mais de dois anos pela deposição dele são da maioria sunita.

O presidente curdo do Iraque, Masoud Barzani, já disse estar disposto a "fazer uso de todos os seus recursos" para proteger curdos ameaçados. 

FONTE: 1.folha.uol.com.br/
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário