terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Campo magnético do Sol COMPLETA processo de INVERSÃO dos seus POLOS

O que antes era muito falado, acaba de se concretizar!
O Sol conclui seu processo de inversão de polos, ou seja, ele está de "cabeça para baixo"!
O que poderá acontecer?

*Será que isso explica o grande calor que estamos sentido?

Confirmando previsões da Agência Espacial Americana (Nasa), o campo magnético do Sol completou o processo de inversão total de sua polaridade, fenômeno que marca o momento em que se alcançou o ponto médio do ciclo solar 24 - estes ciclos representam o período de atividades do Sol num intervalo de 11 anos. Agora, os campos magnéticos recomeçaram a se mover em direções opostas.




 Para marcar o evento, a Nasa lançou um vídeo que exibe a visualização de todo o processo. As primeiras imagens exibidas são de 1997. Nelas, o Sol é mostrado no ciclo solar 23 com sua polaridade positiva no topo (linhas verdes), e a polaridade negativa na parte inferior (linhas roxas).

Ao longo do tempo, cada conjunto de linhas se move gradualmente em direção ao polo oposto. A última volta completa aconteceu no ano de 2002 – quando o ciclo anterior foi fechado. Em seguida, ambos os conjunto de linhas que representam os campos magnéticos começar a trabalhar o seu caminho de volta. O processo termina em dezembro de 2013, quando uma nova volta foi completada.

“A reversão do campo magnético do Sol é um grande evento”, disse ao “The Independent” o diretor da Nasa Tony Phillips. A importância, entre outras coisas,s e dá pois o domínio de influência magnética do Sol se estende bilhões de quilômetros além de Plutão.

No período em que ocorrem as inversões magnéticas, as atividades solares se intensificam, o que favorece a ocorrência de erupções e manchas na estrela, além de ejeções de massa coronal - grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura.

Os raios cósmicos também são afetados, o que favorece a ocorrência de explosões e eventos violentos na nossa galáxia.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário