quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Imprensa Francesa mostra preocupação com apagão e violência no Brasil a poucos meses da Copa

A imprensa francesa desta quarta-feira (5) repercute em tom de preocupação o apagão de ontem no Brasil, a menos de 5 meses da abertura da Copa do Mundo de futebol. A ação policial no Morro do Juramento, no Rio de Janeiro, também é destaque no jornal Metronews de hoje. 
A agência France Presse informa que o blecaute atingiu onze estados brasileiros. Ela cita particularmente três estados que ficaram sem luz Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná lembrando que eles vão sediar jogos do Mundial. Falhas no sistema de transmissão foram as responsáveis pelo corte de energia que deixou sem luz entre 5 e 6 milhões de pessoas, escreve a agência citando as autoridades brasileiras.

Histórico de apagões

O Le Figaro explica que o incidente aconteceu no dia seguinte de um recorde no consumo de energia provocado pelas altas temperaturas registradas neste verão. O jornal conservador lembra que esta não é a primeira vez que o país fica no escuro. O Le Figaro enumera os vários apagões nos últimos dois anos, dando bastante destaque para o blecaute que afetou o aeroporto do Galeão, lotado de turistas, no final de 2012. Com uma ponta de ironia, o jornal diz que a presidente Dilma Rousseff garantiu na época que o apagão tinha sido provocado por falha humana.

Violência

“Grande ofensiva contra o crime a quatro meses do Mundial de futebol”: esse é título um pouco sensacionalista da matéria do jornal Metronews, publicada nesta quarta-feira, sobre a ação policial no Morro do Juramento, no Rio de Janeiro. O jornal explica que a “mega operação” aconteceu depois do ataque de traficantes de drogas contra a UPP de uma favela carioca que deixou uma jovem soldada morta. Seis suspeitos morreram baleados, informa o tabloide.

Fonte: http://www.portugues.rfi.

Um comentário:

  1. EXERCENDO O DIREITO DEMOCRÁTICO DE OPIINIÃO, VAI AQUI MINHA BRONCA SOBRE O APAGÃO.
    O Sr: Ministro de Minas e Energia, nesta 6ª feira 07/02/2014 diz que o Sistema não é a prova de raios....Senhor Ministro , saiba o Senhor que qualquer Sistema Elétrico deve possuir um Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica chamado ( SPDA), este Sistema está comprometido nos 05 Circuitos Elétricos do País; os 3 primeiros Circuitos são de CA " Corrente Alternada " os outros 02 são de CC - "Corrente Contínua". Todos saem da Usina Binacional de Itaipu, passam por Subestações transformadoras para atenuar as perdas e proceder as devidas distribuições, quando chegam em Itaberá -SP ali morre os 02 Circuitos de CC, e continuam os 03 de CA interligando nos estados o Anel Elétrico do País as demais usinas hidrelétricas que também tem seus Sistemas comprometidos. Porem estes circuitos Vitais, foram construídos há 30 anos atrás com exceção da Linha 3 de CA, e todos os circuitos em cada Torre, esta tinha e tem hoje parte do " SPDA " digo isto, porque cada torre originalmente, tinha que ter na sua perpendicular, 50 metros a Direita e 50 metros a Esquerda um Cabo enterrado a mais de 70 cm no solo, para interligar aos cabos que vem dos para-raios das tores interligando a este, para dissipar as descargas atmosféricas. No entanto, as irresponsabilidades dos Governos que sucederam ao regime, não fizeram e não fazem investimentos na manutenção destes Sistemas de Proteção... como também investimentos de ampliações destes sistemas. Com o passar dos anos, principalmente nas áreas agricultáveis devido os arados chamados Bico- de- Pato, estes arados acabaram aflorando estes Sistemas, arrebentando os Cabos de aterramentos das linhas, e aí sim... o Sistema não é a Prova de Raios.
    Outro Grande Problema, Sr. Ministro, é que estas torres, sejam elas " Autoportantes " ou " “ “Bailarinas " estão comprometidas pela Corrosão, carecendo de trocar as Grelhas e fazer reparos no Montantes destas torres. Se não quiser levar em conta o meu comentário, pois sou peão de trecho, consulte no Paraná o Dr. Professor José Maurílio da UFPR-PR, homem que tem Mestrado e Doutorado e é PHD em Sistemas de Proteção de Linhas de Transmissão de Energia, e Ele que está Sucateado no Laboratório Lactec do Paraná, devido ao Governo Requião cumprir o que Dilma quando Ministra de Minas Energia, mandou Sucatear este Laboratório, colocando no olho da rua vários Cientistas deste ramo, permanecendo arquivado esta sumidade de pessoa que é o Dr. Professor José Maurílio, este Sim, conhece e tem a solução que o Pais precisa se o Governo do Paraná e Federal der as mãos e ir as Obras e fazer Investimentos para o Setor. Além de ter todo este conhecimento, foi o protagonista da “ Proteção Catódica Indutiva “ que o Ex: Governador Roberto Requião sem querer, e agradando a Ex; Ministra de Minas e Energia, enterrou este Sistema do nosso Glorioso Lactec . Requião!, se o Lac tivesse continuado como OSIP, podendo ele instalar pelo Brasil e o Mundo este Sistema, com certeza não estaríamos no ponto crítico que estamos hoje. Se tivesse continuado, hoje só estaríamos com a falta de novos investimentos em Geração e não com a falta de investimentos em Manutenção e Geração, mas o Senhor através de seus “ asponem”, colocaram no olho da rua várias pessoas de alto nível técnico, para abrigar ali no Lactec, a corja do PT e banda podre do PMDB, gosto muito do Sr, acho que deve voltar ao Governo, mas cuidado com seus “asponens”. Este Sistema é Único no Mundo, desenvolvido por nós Brasileiros e protege contra a corrosão das Grelhas que sustentam as torres de Linhas de Transmissão de Energia. ( sou contra as torres de Concreto, pois a corrosão após 30 anos, a manutenção é mil vezes maior que as metálicas, “quem gosta disso é a Votorantim” )
    Ou então vamos ficar sentados esperando o pior que vai vir, serão apagões mais contundentes, levando o Brasil a um patamar maior de País de grande risco, e os investidores internacionais não vão investir no Brasil. Pensem nisso!!!

    ResponderExcluir