segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aparelhos que 'turbinam' o cérebro com choques preocupam especialistas

Médicos alertam para o uso de técnicas de estímulo cerebral através de equipamentos que ainda não são regulamentados pelas autoridades de saúde.

E se você pudesse comprar um aparelho, a um preço relativamente acessível, para turbinar o seu cérebro? 

A possibilidade já deixou de ser apenas ficção; equipamentos prometendo esse feito estão disponíveis no mercado, e podem ser encontrados até pela internet. O uso, no entanto, preocupa os médicos.

Segundo o site BBC Brasil, especialistas alertam para o uso de técnicas de estímulo cerebral através de equipamentos que ainda não são regulamentados pelas autoridades de saúde.

Estudos confirmam a eficácia dessas técnicas, conhecidas como TDCS – estímulos de corrente direta transcranial – que consistem em pequenos choques elétricos aplicados na cabeça, impulsionando os neurônios do cérebro. A teoria explica que os sinais emitidos nos aparelhos tornam os neurônios mais reativos, e pesquisas indicam que a prática pode aumentar a capacidade de atenção e ajudar pessoas com problemas de cognição e depressão.



Ainda de acordo com o site BBC Brasil, um dos pioneiros do uso de TDCS, Roy Cohen Kadosh, da Universidade de Oxford, alerta, no entanto, para a utilização sem controle da técnica, que poderia causar danos. A pesquisadora da mesma universidade, Hannah Maslen, reforça a preocupação colocando entre os possíveis problemas do uso indiscriminado ataques epiléticos e mudanças bruscas de humor.

Entre as preocupações dos especialistas, está o fato de que o tipo de aplicação que vem sendo estimulado pelas empresas está distante do foco das pesquisas da técnica do TDCS.

Alguns aparelhos são oferecidos, por exemplo, para um público em sua maioria adolescente, jogadores de gamers. E podem ser encontrados pelo preço de 179 libras, cerca de R$ 675 reais.

Fonte: O povo online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário