sexta-feira, 7 de junho de 2013

E as farsas não param - Organização Mundial da Saúde lança alerta sobre novo vírus letal.

Microrganismo foi descoberto em 2012 e poderia se tornar um grande risco para a população em escala global.

 De acordo com uma notícia publicada pelo site Mother Nature Network, durante a conferência anual da Organização Mundial de Saúde que ocorreu na semana passada, a Dra. Margaret Chan, diretora geral da instituição, lançou um alerta sobre novo vírus letal. O microrganismo em questão foi identificado no ano passado, e sua descoberta é tão recente que ele só foi descrito pela primeira vez em um periódico científico há cerca de três semanas.

Trata-se de um vírus chamado MERS — de Síndrome Respiratória do Oriente Médio provocada por Coronavirus —, e existem 49 casos confirmados da doença até o momento. Das pessoas infectadas pelo microrganismo, 24 acabaram falecendo, sendo que a última vítima foi um homem francês que contraiu a doença em Dubai, vindo a falecer em um hospital de seu país de origem na semana passada. A pessoa que dividia o quarto com ele também foi infectada.

 

Via de transmissão desconhecida

Segundo um relatório divulgado pela OMS, acredita-se que o MERS seja de origem animal, e ainda não se sabe como é que os humanos são infectados. Contudo, já ficou claro que a transmissão entre pessoas é possível e, pelo menos até agora, todas ocorreram em instalações como clínicas e hospitais. Nenhum caso de contágio entre pessoas com convívio próximo ou entre membros de uma mesma comunidade foi registrado.


 Os sintomas da doença são bem parecidos aos provocados por outro vírus letal, o SARS — responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Severa —, e incluem falta de ar, tosse e febre alta.

No entanto, como a maioria das pessoas infectadas também apresentavam outros problemas de saúde não relacionados com o MERS, a OMS suspeita que outras condições médicas possam exercer influência no contágio e evolução da doença.

 

Casos confirmados

Até agora, foram registrados casos na Arábia Saudita, Jordânia, Emirados Árabes, Qatar, França, Alemanha e no Reino Unido, e todos os que foram confirmados na Europa guardam relação — direta e indireta — com pessoas que viajaram ou tiveram contato com indivíduos que estiveram no Oriente Médio.

Segundo a Dra. Chan, de todas as doenças em circulação pelo mundo, o MERS é sua maior preocupação no momento, pois ainda se sabe muito pouco sobre o vírus. Além disso, Chan alega que o MERS deve ser encarado como uma potencial ameaça global, já que qualquer doença progredindo mais rápido que o nosso entendimento sobre ela significa que não temos total controle da situação.

VIA: megacurioso.com.br/
  
Fonte Mother Nature Network

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário