sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Manipulação - Jornal acusa exército dos EUA de usar software para manipular redes sociais

De acordo com um dos maiores jornais nova-iorquinos, grande parte da inteligência obtida pelo governo dos EUA é terceirizada a empresas privadas, especialmente contratadas para manipular as redes sociais através de um software, que não somente altera a realidade dos fatos, como também pode fabricá-la, de acordo com seus objetivos.

Trata-se de um sistema completo de administração, desenvolvido a pedido do exército americano, que se baseia no comportamento das pessoas nas redes sociais para combater ideologias extremistas e propaganda antiamericana. 

Para isso, o sistema criaria diversos usuários “fantasmas” (denominados títeres), utilizando-os para criar discussões polêmicas ou falsos consensos, de acordo com os objetivos do governo. O motivo desta complexa operação seria produzir informações e influenciar comunidades e empresas estrangeiras a ter uma impressão mais simpática e favorável com relação ao país. Cabe destacar que o Pentágono desmentiu tal operação e estaria processando o jornal pela matéria.

 FONTE: History Channel Notícias
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário