sábado, 12 de outubro de 2013

Brasil pode comprar complexo russo de defesa aérea

                                                                                                                                       
No início da próxima semana uma delegação militar, chefiada pelo ministro da Defesa da Rússia Serguei Shoigu, deve visitar o Brasil e o Peru para manter nesses países uma série de negociações sobre o desenvolvimento da cooperação técnico-militar. Nas negociações no Brasil, provavelmente, será discutida a questão de aquisição de sistemas de defesa aérea Pantsir-S1. No Peru, as negociações incidirão sobre o tema de blindados. Anteriormente, os peruanos já manifestaram sua prontidão de comprar um grande lote de tanques T-90S e dos mais recentes veículos blindados russos.

O ministro da Defesa da Rússia planeja voar para o Brasil em 14 de outubro. Primeiro, deverá ser realizada uma reunião da delegação russa com o ministro da Defesa do Brasil Celso Amorim, o Chefe de Estado-Maior general José Carlos De Nardi, e, possivelmente, com a presidente Dilma Rousseff.
 

Em termos de cooperação técnico-militar, a América Latina sempre foi secundária para a Rússia em comparação, por exemplo, com a Ásia. Agora é hora de recuperar o tempo perdido, sublinhou em entrevista à Voz da Rússia o chefe do Centro de Análise de Estratégias e Tecnologias Ruslan Pukhov:
 

"Outro aspecto está relacionado com que agora tanto o Peru planeja comprar armamentos em quantias bastante significants, como o Brasil tem um ambicioso programa de rearmamento. Por isso a Rússia está envolvida lá e ela tem boas chances. Se trata da área de equipamentos terrestres, no Peru, e no Brasil, de sistemas de defesa aérea. Obviamente, o ministro da Defesa Serguei Shoigu fará todos os esforços para promover as propostas russas. Então, a indústria russa de defesa vai conseguir dinheiro, o qual tão pouco será redundante no contexto de uma possível redução do orçamento militar. Outro momento ainda é que o Brasil, juntamente com a Índia, China, Rússia e África do Sul é um membro dos BRICS. É necessário reforçar os laços com esta associação. O Peru é também um jogador regional bastante grande que está ligado à rússia por laços de cooperação desde a era soviética."
 

O Brasil mostrou um interesse especial no complexo Pantsir-S1. Este é o mais recente sistema de defesa aérea de curto alcance. Inicialmente, o complexo foi projetado por encomenda dos Emirados Árabes Unidos e destinado para exportação, nota Ruslan Pukhov:
"O segundo país que quis comprar este complexo foi a Síria, e o terceiro foi a Argélia. O exército russo foi o quarto usuário. Atualmente, estão sendo mantidas com vários países, incluindo o Brasil, negociações sobre o complexo que estão em fase de conclusão. O Brasil necessita deste sistema, inclusive a fim de proteger seu céu pacífico de possíveis incidentes, de ataques terroristas no âmbito da Copa do Mundo e da Olimpíada num futuro previsível. Eu acho que as chances de compra do complexo são altas, embora isso não signifique que tudo será assinado agora, durante a visita. Mas será feito mais um passo nessa direção."

 

Quanto ao fornecimento ao Peru de um grande lote de tanques T-90S, as chances são bastante grandes. Recentemente foi realizada uma demonstração dessa máquina de combate à liderança militar do Peru. Ela incluiu tiros prático contra vários alvos. O T-90S fez uma grande impressão, nota o editor do jornal Revista Militar Independente Viktor Litovkin:
 

"Além dos fornecimentos, nós podemos criar no Peru um sistema de manutenção e atualização destes tanques, empresas conjuntas que depois permitirão expandir os nossos negócios nesse país. Além de tanques, a Rússia pode também fornecer os mais recentes veículos blindados BTR-80A, que estão agora sendo fornecidos ao Exército russo. Já foram entregues ao Peru cerca de duas dezenas de helicópteros. Assim que os peruanos têm um grande respeito ao equipamento militar russo."
 

Se o acordo de fornecimento de 110 tanques T-90S e um lote igual de veículos blindados será finalizado, seu custo será de pelo menos 700 milhões de dólares. O acordo de fornecimento de sistemas de defesa aérea ao Brasil é estimado em um bilhão de dólares.
 
FONTE: Voz da Russia

Um comentário:

  1. O BRASIL EM SE FALANDO DE ARMAMENTOS É COMO O PARAGUAY PARA NÓS BRASILEIROS ,ULTRAPASSADO E OBCELETO,SOU BRASILEIRO E NACIONALISTA E SERVI O MEU PAIS COM ORGULHO ,MAS ESTAMOS ATRAZADOS 20 ANOS EM SE TRATANDO DE OUTROS PAISES DE PRIMEIRO MUNDO,QUE NEM UM CERTO GENERAL FALOU POUCO TEMPO ATRAS ,SE O BRASIL ENTRACE EM UMA GUERRA ,TERIAMOS MUNIÇÃO PARA UMA HORA DE GUERRA ,MAS GRAÇAS Á DEUS O PERFIL DO BRASIL NÃO É LUTAR E SIM DA PAZ ,OREMOS Á DEUS QUE ASSIM CONTINUEMOS POIS TEM COISAS QUE VÃO ACONTECER E O MUNDO ESTÁ CAMINHANDO Á PASSOS LARGOS PARA ISSO ,SÓ NÃO VE QUEM NÃO QUER ENXERGAR ,NÃO DEVEMOS SER MASSA DE MANOBRA NUNCA COMO ESTÁ ACONTECENDO COM ESSAS MANIFESTAÇÕES QUE ESTÁ OCORRENDO PELO BRASIL E MUNDO AFORA ,COMO DIS O DITADO UM OLHO NO RATO E OUTRO NO GATO,MAS PRINCIPALMENTE SEMPRE BUSCAR Á DEUS E SEGUIR O QUE DIS Á PALAVRA DE DEUS ,JÁ FUI LOBINHO E ESCOTEIRO ,ESCOTEIRO SENIOR E CHEFE ESCOTEIRO E SERVI O EXERCITO TAMBEM ,LÁ TEM CARTILHAS E LIVROS DE REGRAS ,MAS NENHUM SE COMPARA COM Á MELHOR CARTILHA DE REGRAS PARA Á VIDA AQUI NESTE MUNDO QUE É A BIBLIA ,FONTE DE INFINITA SABEDORIA QUE NOS CONDUS Á DEUS E TEM GENTE QUE VAI ATRAS DE QUALQUER COISA DIFERENTE QUE APARECE POR AI,ABRAÇOS FIQUEM JÁ PAZ E COM DEUS ,SALMOS 119;105.


    ResponderExcluir