sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Jovem 'marombado' vira jihadista 'hipster' de califado na Síria

Rico e vaidoso, Islam Yaken largou tudo e virou militante islâmico. 

Egípcio é graduado por universidade renomada e fluente em três idiomas.


A imagem de um jovem de vasta cabeleira cacheada, barba e óculos de armação grossa, montado em um cavalo e com uma espada em punho tem causado reboliço entre egípicios nas redes sociais nesta semana. A razão não é apenas o visual do membro do califado criado na fronteira entre Iraque e Síria, que foi batizado de jihadista "hipster" (estiloso) e virou o novo ícone do Estado Islâmico. O mais surpreendente, segundo relatos de pessoas que dizem conhecer o rapaz, é a sua história.

Seu nome é Islam Yaken e ele seria um jovem egípicio de família abastada. Fluente em três idiomas, foi educado em um colégio francês em um bairro rico do subúrbio do Cairo, próximo ao palácio presidencial, segundo informação do jornal britânico "The Telegraph".

Em uma viagem à Síria, virou militante do Estado Islâmico, formado por rebeldes que ocuparam regiões deste país e do Iraque. Os jihadistas lutam para estabelecer a lei islâmica.

Antes um jovem "marombado" que gostava de exibir nas redes sociais o corpo definido, com séries de fotos feitas na academia, Islam agora usa o Twitter para vangloriar o líder do califado, Abu Bakr al-Baghdadi, e as táticas violentas do grupo – algumas vezes com fotos sangrentas.

"A história de Islam Yaken é assustadora", escreveu em sua conta do Twitter Aliya Mikkawi, que se identificou como ex-colega de classe do jovem. Segundo o "Al Arabiya News", Islam se formou em direito na prestigiada Universidade Ain Shams no ano passado. A educação refinada do jovem que passou a lutar no califado na Síria chamou a atenção dos egípicios.

"A conversa dos egípicios nas últimas 24 horas nas redes socais são apenas sobre esse jovem garoto chamado Islam Yaken", disse o comentarista político Sultan al-Qassemi em sua página no Facebook. 
 
Amigos surpresos

Ao "Al Arabiya News", um amigo de Islam, que preferiu não ter o nome divulgado, contou que o rapaz é "uma pessoa muito respeitosa e solícita". "Era realmente divertido, sempre fazendo piadas, sempre com um sorriso no rosto", contou.


Islam Yaken, jovem egípcio que virou jihadista no califado entre Síria e Iraque (Foto: Reprodução/Twitter/Tom Gara/A.S.H)
Islam antes de entrar para o califado, e depois, já na Síria (Foto: Reprodução/Twitter/Tom Gara/A.S.H)
 
O amigo disse ainda que todos ficaram surpresos com a transformação de Islam, que nunca comentava nada sobre o califado e costumava compartilhar na internet informações sobre como manter a forma e ter uma rotina de exercícios.

Ele conta que após dois anos de amizade, de repente perdeu contato com Islam e ficou chocado ao saber que o jovem havia se tornado um jihadista.

No YouTube, Islam tem vídeos em que mostra alguns exercícios. Ahmed Ali, funcionário da academia frequentada por Islam no Cairo, confirmou que o jovem malhava no local, porém não quis dar mais informações ao jornal.

Atualmente, as contas de Islam nas redes sociais estão desativadas.

Os jihadistas que proclamaram a criação de um califado nas zonas conquistadas do Iraque e Síria se apresentam como herdeiros de um regime que existiu da época do profeta Maomé até um século atrás.

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que a partir de agora se chama Estado Islâmico (EI), pediu a todos os muçulmanos que jurem lealdade a seu chefe, proclamado califa, o que representa uma ameaça para o papel da Al-Qaeda na causa jihadista mundial. Eles já tomaram o controle de 17 cidades.

Fonte: G1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário