Big Brother,o personagem metafórico da vigilância de
massas criado pelo escritor britânico George Orwell para a obra "1984"
conhece um novo êxito comercial após as notícias sobre o sistema de
vigilância dos Estados Unidos.
O livro publicado em 1949, um ano após a morte de Orwell, passou nas últimas 24 horas da posição 6.208 do top de vendas online para o lugar 193.
A obra volta a recuperar valor e importância numa altura em que surgem as notícias do escândalo sobre o programa de vigilância que, além do acesso a mensagens eletrónicas e a comunicações privadas através de redes sociais, permite a vigilância de comunicações telefónicas e que segundo o Guardian está a ser também usado pelos serviços de informações do Reino Unido.
O escândalo foi revelado por um antigo elemento dos serviços de informações, Edward Snowden, 29 anos, que segundo as últimas notícias se encontrava em Hong Kong, na China.
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu em "nome da segurança dos norte-americanos" o sistema como um meio de combate contra o terrorismo.
FONTE DA NOTICIA: http://sicnoticias.sapo.pt/
Informação do blog Lado Oculto N.O.M
No livro conta-se a história de Winston, um apagado funcionário do Ministério da Verdade da Oceania e de como ele parte da indiferença perante a sociedade totalitária em que vive, passa à revolta, levado pelo amor por Júlia e incentivado por O'Brien, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza; e de como acaba por descobrir que a própria revolta é fomentada pelo Partido no poder. E também de como, no Quarto 101, o chamado "pior lugar do mundo", todo homem tem os seus limites.
A trama se passa na Pista No. 1, o nome da Inglaterra sob o regime totalitário do Grande Irmão (no original, Big Brother) e sua ideologia IngSoc (socialismo inglês), e conta a história de Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade, um órgão que cuida da informação pública do governo. Diariamente, os cidadãos devem parar o trabalho por dois minutos e se dedicar a atacar histericamente o traidor foragido Emmanuel Goldstein e, em seguida, adorar a figura do Grande Irmão. Smith não tem muita memória de sua infância ou dos anos anteriores à mudança política e, ironicamente, trabalha no serviço de rectificação de notícias já publicadas, publicando versões retroactivas de edições históricas do jornal The Times.
Estranhamente, ele começa a interessar-se pela sua colega de trabalho Julia, num ambiente em que sexo, senão para procriação, é considerado crime. Ao mesmo tempo, Winston é cooptado por O'Brien, um burocrata do círculo interno do IngSoc que tenta cooptá-lo a não abandonar a fé no Grande Irmão.
Clique e baixem: George-orwell-1984.pdf
Vejam o filme completo em português:
Bom filme para vocês !!!!