terça-feira, 5 de novembro de 2013

Projeto de uma cidade móvel como uma opção para "cenários apocalípticos"





















O arquiteto espanhol Manuel Dominguez, ETSA (School of Architecture), em Madrid, é o autor de um feito impressionante de engenharia e projeto arquitetônico: um telefone da cidade que poderia funcionar na realidade.

No passado, algumas pessoas imaginavam cidades caminhantes, mas ninguém voltou esses sonhos em projetos funcionais. O primeiro propôs essa idéia foi o arquiteto britânico Ron Herron, nos anos 60, mas que tomou cinco décadas para que alguém realmente concluir um projeto que levasse em conta todos os aspectos necessários. O projeto propõe uma cidade móvel, que é autônoma, e capaz de armazenar até 5.000 pessoas e desalojou um enorme trator-esteira como um tanque. Manuel Dominguez, 35, levou 2 anos e meio para desenvolver todo o projeto, o que deu o nome da estrutura muito grande. "Eu fiz isso quase como uma crítica ao projeto final. Sempre nos pedem para fazer projetos que depois nunca ser construído, então eu decidi fazer algo que era realmente ficção científica, mas, ao mesmo tempo, se alguém se atrevesse a construir, pode ser viável" explicou o arquiteto.




















Manuel não descarta que ainda pode haver obstáculos para tornar o projeto uma realidade. "Há muitas coisas que devem ser levadas em conta, mas o peso pode ser um problema. Imaginei um peso máximo de 400 mil toneladas de estrutura, por isso, se alguém fosse realmente construí-la, além de ter um monte de dinheiro, precisa estudar condições do solo, tanto de nível para mover a estrutura para garantir que ele poderia suportar tal peso sem afundar. "




















Dominguez reconhece que, embora pudesse ser construído, ainda é uma utopia, mas diz que "em um futuro onde a subida dos oceanos e as cidades costeiras do nível da água está em perigo, algo como isso poderia ser uma opção, para cenários apocalípticos ou na colonização de planetas ... ".




















VEJAM O MAPA DA CIDADE



Fonte: O correio de Deus    

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário